5 razões para investir em Marketing de Atração




Em um trabalho de marketing, o que realmente importa são os resultados. Retorno é fundamental. O objetivo primordial do investimento em marketing é atrair e fidelizar clientes, gerando, consequentemente, negócios e vendas. Boa parte da engrenagem do sucesso depende dos resultados gerados pelo trabalho de publicidade e propaganda bem executado, o qual deve ser embasado em estratégias mercadológicas claras e assertivas. É aí que entra em cena uma das correntes estratégicas mais poderosas e eficientes do marketing digital, denominada Inbound Marketing, ou marketing de atração.





1 - Inbound Marketing

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma estratégia que visa conquistar o interesse de potenciais clientes por meio da produção e da otimização de conteúdos relevantes para as mídias sociais, os blogs e as páginas de resultados de mecanismos de busca como o Google, ao invés de anúncios baseados na interrupção e na repetição.

A grande sacada do Inbound Marketing é a seguinte: através de conteúdos extremamente relevantes e títulos irresistíveis, criar forte interesse pela marca em nichos de mercado específicos, conduzindo os mesmos através de um funil de vendas por meio das ferramentas do marketing digital, fazendo com que o público-alvo seja, passo a passo, levado a acessar um site, blog ou e-commerce, no qual são realmente ofertados os produtos e serviços.

Esta página principal para onde todo o tráfego online com origem em redes sociais, blogs e afins é canalizado, no vocabulário do Inbound Marketing é chamado de Concentrador de fluxo, e merece atenção, tanto do ponto de vista de vendas quanto em relação ao design da interface e à experiência do usuário.

Inbound Marketing é um conceito de marketing desenvolvido principalmente em cima das possibilidades do marketing digital, amplamente difundido por Dharmesh Shah e Brian Halligan em seu livro Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs, publicado em 2009. É simplesmente revolucionário. Os dois autores fundaram a Hubspot, provavelmente a maior provedora de soluções para marketing digital do mundo.

Siga-os para acompanhar em tempo real a vanguarda do conhecimento em mercadologia digital: http://br.hubspot.com/. Eles estão na ponta da frente.

"O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet." - HUBSPOT BRASIL


E, através dessa visão estratégica, as publicações passam a ter natureza muito mais atrativa e bem menos promocional. E é isso que realmente atrai vendas online. Uma estratégia que conquista, por fim, a conversão. A internet é uma área superpovoada e é preciso destacar-se, assim como sempre foi no marketing tradicional e nas mídias tradicionais.




2 - Estratégias digitais

O Marketing Digital acontece quando você realmente coloca a mão na massa, executa e monitora os planos de ações estratégicas desenvolvidos por você e sua equipe, utilizando em conjunto as diversas ferramentas disponíveis com um objetivo comum, a comunicação que converte internautas em clientes.

Vão desde e-mails marketing com promoções personalizadas, caixas de captura de e-mails, aplicação de SEO (Search Engine Optimization), anúncios patrocinados no Google, anúncios em redes sociais,  landing pages e remarketing até a produção de vídeos, e-books e aplicativos.

"Assim, um dos pilares é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade - como postagens em blogs e em redes sociais, vídeos etc. - para trazer as pessoas certas à sua empresa." - HUBSPOT BRASIL


Marketing de Conteúdo é o grupo de estratégias voltadas especificamente à produção de conteúdos relevantes para um determinado público-alvo, por meio de dicas, e-books, videoaulas e diversos tipos de iscas digitais, orientadas a sanar dúvidas, resolver problemas reais e criar engajamento, agregando valor à marca ao mesmo tempo em que oferece soluções e benefícios.

Iscas digitais são conteúdos de valor, como videoaulas, e-books, dicas, webinars, tutoriais, oferecidos com foco em atrair os visitantes para o site ou página de captura, com o objetivo de, por meio de um formulário de cadastro, convertê-los em contatos qualificados.

As campanhas digitais podem ser orientadas por faixas etárias, posições geográficas e interesses, com público selecionado por idade, quase sempre de 5 em 5 anos. Ou seja, é possível classificar por cidade, estado, país, idade, sexo, idiomas, interesses, palavras-chave, entre outros. Você entrega seus anúncios exatamente para o público que realmente interessa.

Existe também a possibilidade de gerenciamento total da campanha, como quantas pessoas visualizaram seus anúncios, quantas clicaram no link publicado, quantas curtiram, quantas compartilharam, etc. Portanto, é possível a análise real da eficiência do esforço de marketing. É possível mensurar o engajamento do público, o que não acontece tão facilmente em mídias tradicionais como outdoor, rádio, revistas, jornais, impressos, entre outras, veículos de comunicação  que impactam os consumidores por meio de estratégias de marketing tradicional, também chamadas de marketing de interrupção ou de Outbound Marketing, lembrando que estas práticas não estão restritas às mídias offline, estando presentes também em boa parte das estratégias online.

Inclusive, nas ferramentas das próprias mídias digitais em que foi rodado um anúncio, é possível visualizar ou baixar facilmente planilhas com números e diversas informações da performance da publicação. Enfim, é tudo automatizado e otimizado.





3 - Custo-benefício

Ótimo custo-benefício somado à mensuração e análise. Resultados. É isso que deve ficar claro. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: vale a pena anunciar em mídias tradicionais, com garantias de retorno duvidosas e, a cada dia, mais ultrapassadas, sem contar a dificuldade de mensuração do real impacto da campanha? Sua marca ou a marca de seu cliente já possui uma forte presença web? Se digitarmos no Google seu produto ou serviço junto à sua região de atuação, a marca em questão aparecerá na primeira página de resultados?


75% das pesquisas no Google começam e terminam na primeira página. 9 de cada 10 pesquisas na internet são feitas por meio do Google.


A meta primordial do marketing atualmente deve ser colocar o anunciante com forte presença na web, e sustentar isso no máximo de mídias possíveis, sempre com foco no melhor custo-benefício. Tem que aparecer na primeira página do Google, entre os concorrentes e, se possível, antes deles. Tem que ter um bom site ou blog. Tem que ter presença inteligente nas redes sociais. Aí sim, tem que ter mídias tradicionais, mas com a função de complementação à campanha, sem que elas necessariamente se comportem como a via principal de comunicação. Tudo isso, claro, é relativo e depende da etapa do funil de vendas e do momento mercadológico em que a marca anunciante se encontra.


"Você não precisa mais gastar muito dinheiro interrompendo seus clientes potenciais. Em vez disso, você precisa criar um conteúdo extraordinário, otimizá-lo (para motores de busca, leitores RSS e sites de mídia social), publicar o conteúdo, comercializá-lo por meio da blogosfera e da midiasfera, e medir o que está funcionando e o que não está." - BRIAN HALLIGAN & DARMESH SHAH


Criar perfis em blogs e redes sociais é gratuito. Para criar um bom site, se você tiver bom-gosto, criatividade e facilidade para lidar com ferramentas digitais, já consegue um bom resultado em plataformas gratuitas. Caso contrário, é prudente investir em um trabalho profissional. Agora, o custo benefício disso é que torna tudo muito mais interessante.

Você pode impulsionar campanhas no Facebook e Instagram, por exemplo, com quantias mínimas, como 5 reais. Dependendo do público, impulsionando uma postagem com 15 reais, pela duração mínima de 24 horas, é possível atingir até 10 mil pessoas. O CPM (Custo por mil) para um anúncio deste é sensacional. Um real e cinquenta centavos para atingir 1000 pessoas. Mídia boa assim, talvez nem a televisão. E, na internet, você pode começar experimentando investir algo como 10 reais, para adquirir confiança e seguir adiante.


Mais de 60% das pesquisas antes da decisão de compra passam pela internet.


Sua marca tem que aparecer, rápido e fácil. E quem chegar a esta posição primeiro vai gastar menos. Quem começar hoje um domínio na internet, e começar a oferecer conteúdo em seu site em parceria com blogs e perfis nas redes sociais, daqui a 1 ou 2 anos estará muito melhor posicionado no ranking do Google e no alcance do público geral do que alguém que começará daqui a 2 anos, não é mesmo? Todo mundo sabe disso, e é por isso que você deve começar agora mesmo.






4 - Informação

Existem, hoje, pessoas incríveis oferecendo conteúdo profissional gratuitamente a respeito de praticamente tudo o que você quiser aprender. São blogs, perfis no twitter, instagram e facebooks, canais de vídeos no youtube, vimeo, snapchat, entre outros, perfis sociais, fóruns, enfim, uma gama enorme de profissionais e afins compartilhando conhecimento, técnicas e dicas de como produzir mais, mais rápido e melhor. E, claro, estes conteúdos estão disponíveis para serem acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, em todos os tipos de dispositivos.

No caso do inbound marketing não é diferente. Temos profissionais fantásticos que nos levam diariamente a darmos um passo adiante. É claro que eles vendem cursos só que, antes disso, oferecem conteúdos gratuitos indispensáveis. E todos eles tem uma coisa em comum: mindset vencedor. Permita-se aprender com eles. São profissionais que merecem ter você como seguidor, pessoas como:

Brian Halligan, Darmesh Shah: http://br.hubspot.com/
Autores do livro Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs, publicado em 2009 (também disponível em português), e fundadores da Hubspot, provavelmente a maior provedora de soluções para marketing digital do mundo. Você precisa segui-los para acompanhar em tempo real a vanguarda do conhecimento em mercadologia digital. Eles estão na ponta da frente.

Conrado Adolpho: http://www.conrado.com.br/
Simplesmente o autor do best-seller Os 8 Ps do Marketing Digital, divisor de águas no marketing digital brasileiro. Com uma história de vida de superação, a jornada do herói de Conrado Adolpho transformou-o no profissional mais influente na automação da máquina de vendas online em nosso país. Além de dar dicas valiosíssimas acerca de copywriting e gatilhos mentais, oferece uma metodologia preciosa que automatiza o funil de vendas da maneira mais profissional possível. Leitura indispensável.

Henrique Carvalho: http://viverdeblog.com/
O Viver de Blog é, provavelmente, o blog de marketing digital mais bem sucedido do Brasil. À frente dele está Henrique Carvalho, um profissional sensacional, muito acima da média, com visão apurada e linguagem objetiva, e que nos mostra como fazer mais e melhor. Seus conteúdos são realmente memoráveis, disponibiliza os melhores infográficos em português e tem um funil de vendas impecável, o que facilita a vida do profissional de comunicação na compreensão e atualização periódica do que realmente funciona e o que não funciona na mídia online.

Um dos principais especialistas em Marketing Digital do país, ele é também o autor da Fórmula de Lançamento, uma programa estratégico incrível que te leva, passo-a-passo, a concretizar com sucesso o seu projeto de Empreendedorismo Digital. Vale muito a pena aprender com ele.

Ela é a maior especialista em Facebook Marketing do Brasil e seus ensinamentos mostram as melhores técnicas e estratégias para alavancar negócios através da rede social de maior penetração e alcance em nosso país. Seu método traz resultados rápidos e consistentes.




5 - Retorno

Criar perfis nas redes sociais é gratuito. Criar um blog também é gratuito. Até criar um site pode ser gratuito. Para quem fizer o processo corretamente, o retorno é garantido. Inbound marketing é uma estratégia que funciona de verdade. E você não tem tempo a perder. As pessoas já acordaram para a realidade da tecnologia disponível para todos na palma da mão, e já perceberam que o elo de união está na internet. E claro, as marcas estão conquistando seu espaço na rede. Veja os números:

  • 93% dos processos de compra começam com uma busca online
  • 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos
  • 68% de todos os cliques da busca orgânica vão para os primeiros três resultados
  • 75% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca
  • 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário
  • As campanhas de inbound marketing obtêm maior ROI do que as de outbound, ou marketing tradicional
  • 58% das empresas brasileiras praticam Inbound Marketing.
  • O custo de obter leads com Inbound é 47% menor
  • O número de acessos cresce 45% em empresas que aumentam o número de postagens de 11 a 20 para 21 a 50
  • Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads

Não espere a concorrência passar na sua frente sendo que você pode, hoje, começar ou alavancar seu espaço digital, sua presença web, e, com um pouco mais da sua atenção, levar seus negócios a prosperarem. Não perca a oportunidade de usar a internet a seu favor e a favor dos seus projetos e de seus clientes. Pense diferente, aja diferente e alcance novos resultados. Você não tem nada a perder.

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

O que é Marketing Digital?

O que é Design e como ele influencia o consumo?