Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?
![Imagem](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwF_ImRxUwNNIYhdeSISXuB8C_yh8B4XiHaUAqRdzEEBd65YJ74txFUDHa9dALSk-Ws8rYl4LJe5gnFsBPNP3xJXkTO63tF8BoywWJVD1M8w2cVvt9dvSdjFxX7CwMad99SmyfqfKegtk/s16000/marketing-publicidade-propaganda-fabiano-de-paula-morais.jpg)
Publicidade e propaganda são duas palavras originadas do latim. Publicus significa tornar público e Propagare significa multiplicar ou produzir através do plantio. De acordo com grandes nomes do marketing, como veremos a seguir, podemos entender a propaganda como o ato de comunicar uma ideia, produtos ou serviços através de um meio de comunicação pago e, por publicidade, o simples ato de tornar pública uma mensagem, seja de forma paga ou gratuita (através de releases de imprensa, entrevistas e mídia espontânea, por exemplo). Assim, a publicidade se utiliza da propaganda sempre que produzida por meios patrocinados. Há também a visão de que publicidade se refere a comunicações comerciais e anúncios de utilidade pública, enquanto propaganda se refere à campanha política e eleitoral. Por outro lado, algumas instituições e autoridades notáveis do mundo da publicidade e propaganda se posicionam em relação aos dois termos como uma coisa só. Ou seja, existe aí uma questão de interpret