Postagens

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

Imagem
Publicidade e propaganda são duas palavras originadas do latim. Publicus significa tornar público e Propagare significa multiplicar ou produzir através do plantio. De acordo com grandes nomes do marketing, como veremos a seguir, podemos entender a propaganda como o ato de comunicar uma ideia, produtos ou serviços através de um meio de comunicação pago e, por publicidade, o simples ato de tornar pública uma mensagem, seja de forma paga ou gratuita (através de releases de imprensa, entrevistas e mídia espontânea, por exemplo).  Assim, a publicidade se utiliza da propaganda sempre que produzida por meios patrocinados. Há também a visão de que publicidade se refere a comunicações comerciais e anúncios de utilidade pública, enquanto propaganda se refere à campanha política e eleitoral. Por outro lado, algumas instituições e autoridades notáveis do mundo da publicidade e propaganda se posicionam em relação aos dois termos como uma coisa só. Ou seja, existe aí uma questão de interpret

A Era das Mídias Digitais

Imagem
Quando o assunto é mídia digital, os números falam por si só, e dizem tudo. A internet é hoje o terceiro veículo de maior alcance no Brasil. Os tempos mudaram, o perfil do consumidor mudou, o comportamento de compra mudou. Agora, antes de comprar, as pessoas pesquisam em motores de busca como o Google, e em sites como Mercado Livre, Ebay e Netshoes. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. 90% das pessoas, antes de tomar a decisão de compra, pedem a opinião de pessoas em quem confiam, enquanto 70% também sentem segurança ao ler, ouvir e assistir opiniões expressas online. _________________________________________ P.S.: Escrevi este texto em 2014, mas vou deixá-lo público porque é realmente interessante comparar os números de hoje com os de 2014. Fica muito claro que as tendências se tornaram a realidade. Abraço e boa leitura! _________________________________________ Grandes empresas acordaram para as gigantescas mudanças geradas