Quantos acessos o Google tem por dia?





Em 2012, o Brasil possuía 90,6 milhões de internautas. Em 2022, 10 anos depois, já somos 165 milhões de usuários, o que equivale a 77% da população brasileira, de acordo com a nova série de relatórios Digital 2022 publicados em parceria pela We are Social e a Hootsuite, em fevereiro de 2022, especificamente com informações a respeito do uso da internet no Brasil.

Sobre as principais razões pelas quais os brasileiros utilizam a internet, usuários com idade entre 16 a 64 anos responderam que:

  • 83,5% utilizam a internet para buscar por informações
  • 77,1% utilizam a internet para pesquisar sobre como fazer as coisas
  • 73,6% pesquisam online sobre as marcas antes de tomarem decisões de compra
  • 69,2% escutam música pela internet
  • 62,1% utilizam internet para estudar
  • 45,1% jogam online


O portal de busca Google.com recebeu durante o ano de 2021, no Brasil:


  • 58,7 bilhões de acessos
  • 160 milhões de buscas por dia
  • 64,8% de acessos via dispositivos mobile
  • 35,2% de acessos via desktop
  • 10 min e 48 segundos de duração média por visita
  • 7,86 páginas acessadas em média por visita


Em escala mundial, o Google.com recebeu, em 2021:


  • 1,077 trilhão de acessos
  • 2,95 bilhões de acessos por dia no mundo
  • 58,1% de acessos via dispositivos mobile
  • 41,9% de acessos via desktop
  • 11 min e 30 segundos de duração média por visita
  • 8,7 páginas acessadas em média por visita


É preciso uma infraestrutura gigantesca e tecnologia de ponta para entregar conteúdos com a qualidade, a agilidade e a personalização com que o Google faz. A quantidade de tráfego suportada pela plataforma é surpreendente e espantosa, mas não é à toa que a empresa se mantém na vanguarda e detém a hegemonia dos mecanismos de busca da internet mundial.


  • 160 milhões de buscas por dia no Brasil
  • 2,95 bilhões de acessos por dia no mundo


Com 23 anos de existência, o negócio do Google é prover soluções inovadoras para a internet desde o começo da world wide web, então, provavelmente, vão pautar o setor de tecnologia e inovação para mecanismos de busca e publicidade online durante muito tempo até alguma empresa alcançar o patamar da Alphabet, que é a holding proprietária do conglomerado de marcas que incluem Google e YouTube, e, assim, abranger uma fatia de mercado mais significativa do que conseguem hoje os concorrentes atuais, como Bing e Yahoo.

A participação dos mecanismos de busca no mercado de pesquisas online no Brasil, como já era de se esperar, segue com o Google disparado na frente dos demais buscadores:


  1. Google - 96,78%
  2. Bing - 1,92%
  3. Yahoo! - 1,02%
  4. Yandex - 0,06%
  5. DuckDuckGo - 0,14%
  6. Ecosia - 0,04%
  7. Outros - 0,04%


No mundo, a tendência é a mesma, a seguir:


  1. Google - 91,42%
  2. Bing - 3,14%
  3. Baidu - 1,75%
  4. Yahoo - 1,53%
  5. Yandex - 0,92%
  6. DuckDuckGo - 0,66%
  7. Ecosia - 0,13%
  8. Naver - 0,11%
  9. Sogou - 0,10%
  10. Outros - 0,25%


Sobre a distribuição de tráfego online segmentada por browser ou navegador, temos o seguinte cenário nacional:


  1. Chrome - 80,05%
  2. Safari - 7,08%
  3. Opera - 3,69%
  4. Microsoft Edge - 3,36%
  5. Samsung Internet - 2,57%
  6. Firefox - 2,42%
  7. UC Browser - 0,12%
  8. Outros - 0,71%


No mundo, essa mesma distribuição por browser fica da seguinte maneira:


  1. Chrome - 64,06%
  2. Safari - 19,22%
  3. Microsoft Edge - 4,19%
  4. Firefox - 3,91%
  5. Samsung Internet - 2,8%
  6. Opera - 2,34%
  7. UC Browser - 0,94%
  8. Outros - 2,5%


Os 20 termos de consulta com maior volume de buscas no Google durante todo o ano de 2021 no Brasil foram:


  1. Clima
  2. Whatsapp
  3. Google
  4. Web WhatsApp
  5. Flamengo
  6. Tradutor
  7. Facebook
  8. Youtube
  9. Previsão do Tempo
  10. Clima para amanhã
  11. Palmeiras
  12. Jogo do Bicho
  13. Globo
  14. BBB
  15. Instagram
  16. Brasileirão
  17. Olx
  18. Google Tradutor
  19. Gol
  20. Corinthians


Os 20 sites mais acessados pelos brasileiros em 2021 foram:


  1. Google.com
  2. Youtube.com
  3. Facebook.com
  4. Globo.com
  5. Instagram.com
  6. Uol.com.br
  7. Whatsapp.com
  8. Site de conteúdo adulto (x******.com)
  9. Google.com.br
  10. Twitter.com
  11. Mercadolivre.com.br
  12. Live.com
  13. Wikipedia.org
  14. Netflix.com
  15. Americanas.com.br
  16. Olx.com.br
  17. Bet365.com
  18. Site de conteúdo adulto (x***.com)
  19. noticiasconcursos.com.br
  20. yahoo.com


Como vimos acima, em 2º lugar entre os sites mais acessados no Brasil, logo depois do Google, vem o Youtube.com, que recebeu, durante o ano e 2021, no Brasil:


  • 19,08 bilhões de acessos
  • 21,8% de acessos via dispositivos mobile
  • 78,2% de acessos via desktop
  • 22 min e 14 segundos de duração média por visita
  • 11 páginas acessadas em média por visita



Interessante, né? Todos esses números foram extraídos dos relatórios produzidos em parceria pela We are Social e a Hootsuite, publicados em janeiro e fevereiro de 2022, cujos links você pode encontrar logo abaixo.

Mas e você, conta pra gente nos comentários, quais são o seu navegador e o seu mecanismo de busca favoritos?! Aproveite e envie para um amigo ou amiga que possa gostar também!



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Fonte:


Relatório Digital 2022 - We are Social e Hootsuite: <https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-global-overview-report-january-2022-v05>


Relatório Digital 2022 - We are Social e Hootsuite - Brazil: <https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-brazil-february-2022-v02>

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